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NOV
06
06 NOV 2015
Inovações no transporte urbano, inclusive câmeras nos ônibus
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onibus, cameras, prefeitura, marilia

Inovações no transporte urbano, inclusive câmeras nos

ônibus

O prefeito Vinicius Camarinha se reuniu com representantes das duas empresas de ônibus da cidade, a Sorriso e a Grande Marília, para debater melhorias no transporte coletivo da cidade.

A justificativa do encontro foram reclamações de usuários em algumas linhas. ?Tenho recebido solicitações de ajustes em itinerários, como por exemplo, na Vila Nova e Maria Izabel. Em outros é preciso colocar mais ônibus, principalmente no horário de pico. Não pode haver alteração de linhas sem a devida autorização do prefeito. Por isso, convoquei Marcos Vinicius Jacomelli, da Grande Marília e Alexandre Santiago, da Sorriso, para explicações e para os devidos ajustes. Eles informaram que as alterações não ocorreram por determinação das empresas. Pode ter sido por uma falha de determinado motorista. Garantiram que isso está sendo apurado e que se for o caso, a correção será imediata?, afirmou Vinicius.

ônibus com Câmera A prefeitura também exigiu inovações tecnológicas por parte das empresas do transporte coletivo, visando a uma melhor qualidade do serviço.

Recebeu a informação de um investimento de cerca de R$ 400 mil por parte da Sorriso e da Grande Marília para a instalação de um moderno sistema de câmeras no interior dos ônibus. ?As câmeras vão registrar as atividades de cada coletivo no momento de operação, ou seja, cumprimento do itinerário, de regras no trânsito, atendimento profissional aos passageiros e até maior segurança, prevenindo-se a possibilidade de assaltos. é preciso usar a tecnologia hoje no mercado em benefício dos usuários?, destacou Vinicius.

Segundo Marcos Vinicius Jacomelli, da Grande Marília, a novidade passa a valer a partir de primeiro de dezembro. ?Cada ônibus terá quatro câmeras internas com controle por um centro de monitoramento no interior de cada empresa. As atividades de cada coletivo serão filmadas o tempo todo, tanto interna como externamente. Qualquer reclamação do passageiro como atraso, de que o coletivo não parou no ponto para o embarque ou desembarque de passageiro, alteração do percurso ou algum fato fora do previsto terá a devida apuração. Estamos atendendo a uma solicitação do prefeito em benefício dos usuários?..

O gerente da Sorriso, o sistema de câmeras vai significar uma garantia da melhor qualidade do serviço para os passageiros. ?Até então, era difícil um controle sobre cada coletivo operando na complexidade do trânsito e serviço com horário e itinerário fixos. A nova tecnologia vai ajudar muito as empresas na garantia de uma perfeita operação. Através dos equipamentos sugeridos, será possível buscar sempre o melhor atendimento do passageiro?, comentou Alexandre Santiago.

O prefeito obteve também das empresas a garantia de que no começo do ano será colocado à disposição dos usuários um aplicativo para que através do Smartphone eles saibam da característica de cada linha como horários e tempo de trajeto. ? O maior fiscal da qualidade do transporte coletivo é o usuário. Por isso, na possibilidade de qualquer problema durante o percurso ele deve denunciar na Emdurb (fone 156), Ouvidoria da Prefeitura (0800 77 6611) ou AMTU (Associação Mariliense do Transporte Urbano- fone: 0800 777 8181).

Sistema de integração Vinicius Camarinha cobrou também das empresas melhor divulgação do Sistema Integração. ?Esse esquema permite que o usuário do transporte coletivo, de posse do cartão cadastrado pela AMTU, num prazo de uma hora, após o primeiro embarque, faça a troca de veículo em qualquer ponto da cidade, sem a necessidade da ida até o Terminal Rodoviário Urbano. A baldeação de um coletivo da Sorriso para a Grande Marília ou vice versa é permitida, pois se trata de um sistema integrado?, destacou o prefeito.

Os diretores das empresas lembraram que o cartão cadastrado viabiliza a integração de viagens fora do Terminal Urbano e pode ser bloqueado a pedido do usuário, tendo os créditos remanescentes transferidos para outra unidade de Cartão do mesmo titular (2? via).

O cadastro de cliente comum é feito na loja da AMTU Marília(rua Maranhão nº 43) e no Guichê de atendimento do Terminal Urbano via formulário específico. é necessária a apresentação de CPF, RG.

Deve haver também uma primeira compra mínima de créditos.

Já o cartão avulso facilita deslocamentos eventuais; não exige cadastro, nem aceita recarga. Apresentado em versões com 1, 2, 4, 8, ou 10 créditos tarifários, não permite integração de viagens fora do Terminal Urbano e também não pode ser bloqueado.

(Assessoria Imprensa Prefeitura).

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