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JUL
23
23 JUL 2015
Marília é destaque em edição nacional da Revista Escola Pública
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escola, marilia

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (Sarem) é referência para gestores e educadores de outras cidades do país

O município de Marília é destaque de capa da edição nacional de junho/julho da Revista Escola Pública - publicada pela Editora Segmento e que é considerada uma referência para gestores, educadores e interessados pelo setor no país.

Com o título Do diagnóstico à ação, a reportagem especial da Revista Escola Pública fala que o envolvimento da gestão municipal em todas as etapas do processo faz da avaliação externa em Marília uma experiência a ser replicada. Segundo a matéria, antes mesmo da criação do Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a cidade instituiu o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (Sarem). Quando foi criada a prova era aplicada na 4ª série (atual 5º ano) e, em 2014, passou a fazer parte do calendário das turmas de 4º ano do Ensino Fundamental.

O Sarem avalia produção textual, língua portuguesa e matemática. A implantação de uma avaliação própria fez com que os índices de aprovação (98,8%), abandono (0%) e reprovação (1.2%) - nos anos iniciais do ensino fundamental - melhorassem acentuadamente, e o município de Marília viu o seu Ideb subir de 5,4 para 6,5 entre 2005 e 2013. ?A Prova Brasil, por exemplo, não avalia produção textual. Já o Saresp, que é a avaliação feita pelo governo de São Paulo, avalia, mas seus resultados demoram a chegar. Nosso sistema de avaliação é mais ágil?, comentou Joaquim Bento Feijão, diretor de gestão escolar da Secretaria Municipal da Educação.

A prova do Sarem é elaborada por uma equipe da Secretaria da Educação e os professores têm abertura para dar retorno à administração municipal sobre o que foi pedido nos exames. ?A nossa proposta é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), mas mais atualizada. Nós não utilizamos apostilas, como algumas cidades fazem. O único material pronto que usamos são os livros didáticos. é tudo construído a partir do dia a dia da escola?, esclareceu Feijão para a reportagem.

Para a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Adriana Bauer, esse é um dos pontos altos do projeto de Marília. ?Muitos municípios começaram a organizar seus currículos a partir desse movimento de avaliação, que ajudou a determinar o que o professor deveria ensinar, o que não era um aspecto claro até então?, observou Bauer para a Revista Esola Pública.

Outro detalhe importante abordado na matéria é o que os resultados do Sarem orientam a formação continuada dos docentes que atuam na rede municipal de ensino.

Ficamos muito felizes com a divulgação em nível nacional deste trabalho promovido pela nossa rede municipal de ensino. Educação é prioridade na nossa administração. São vários investimentos que temos realizado no setor, como a criação do projeto da jornada especial - valorizando ainda mais o professor; a entrega dos uniformes de verão e inverno; fornecimento de merenda de qualidade; a realização de 40 obras na área educacional; a aquisição de veículos para o transporte escolar, entre outros. Os alunos são o nosso maior patrimônio?, concluiu o prefeito Vinicius Camarinha.

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