Cerca de 190 mil veículos transitam pelo sistema viário de Marília e isso exige um eficiente trabalho de apoio e organização. Nesse sentido, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) dispõe do Departamento de Engenharia de Trânsito. O responsável pelo setor é o engenheiro Rogério Antônio Alves, especialista na área.
Ele explica que o tripé engenharia, educação e fiscalização norteiam os trabalhos. “Esses três fatores são essenciais para o bom funcionamento do sistema viário”. Afirmou que todas as demandas e sugestões encaminhadas à Emdurb são direcionadas ao setor, que analisa cada caso de forma técnica, com acompanhamento nos locais indicados.
São solicitadas, por exemplo, instalações de conjuntos semafóricos e implantação de lombofaixas (faixas elevadas) para redução de velocidade dos veículos. “Após avaliação e estudos técnicos, confirmada a necessidade, damos sequência ao encaminhamento para efetivação dos pedidos”, explicou Rogério, que atua com apoio de dois estagiários do curso de Engenharia no setor.
A Emdurb estuda a contratação de mais profissionais especializados para compor o quadro de funcionários no setor de Engenharia de Trânsito via concurso público, uma vez que a demanda de trabalho extrapola muito a quantidade de funcionários e a necessidade de implantação, modernização e preocupação com a segurança viária é constante.
Ele afirmou que a demanda de trabalho é grande e contínua. “O trânsito é um sistema muito dinâmico, principalmente porque a frota de Marília é realmente bem elevada para o padrão viário da cidade. Além disso, são ruas antigas e estreitas”, explicou.
O engenheiro citou exemplos como exemplos de bons resultados para o aumento da segurança e do fluxo de veículos as intervenções realizadas no final da Avenida Castro Alves (pontilhão do Bairro Castelo Branco), no cruzamento da Avenida da Saudade com a Rua Marina Góes e Rua Nossa Senhora da Aparecida (junto ao Cemitério da Saudade).
Nesses locais foram readaptadas e eliminadas rotatórias e conversões de risco, com implantação de sistemas semafóricos de dois tempos. Rogério Alves citou também a implantação de novos sentidos de direção em diversas ruas da zona Leste (demandando ao centro da cidade) e outras regiões. Vias que se tornaram preferenciais e aumentaram o fluxo de veículos após as mudanças.
Há estudos também para implantação de estacionamento em apenas um lado de vias em algumas ruas na área central para colaborar com a fluidez do trânsito. “São muitas demandas, estudos e levantamentos técnicos. O trabalho não para. São análises e execuções relevantes que são feitas continuamente, sempre pensando em aumentar cada vez mais a segurança para todos os envolvidos no trânsito”, disse o engenheiro de trânsito.
Trabalho constante
O prefeito Daniel Alonso considerou de extrema importância o trabalho do departamento de engenharia de trânsito da Emdurb. “Marília é uma cidade que não para de crescer em todos os sentidos e no trânsito não é diferente. E isso exige realmente um trabalho constante de adaptações e melhorias no sistema, o que de fato vem sendo executado”, destacou.
O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, disse que a engenharia de trânsito é fundamental para planejamento, inovações e melhorias no sistema viário de Marília, com soluções eficientes, fluxo correto e maior segurança. “O departamento atua integrado com outros setores da Emdurb, todos promovendo ações práticas de educação e disciplina no trânsito, além da implantação de novos conjuntos semafóricos digitais, lombofaixas, controladores de velocidade e outros dispositivos que trazem impactos importantes na redução de acidentes e ajudando a salvar vidas”, explicou o Dr. Valdeci.
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