Além de ser uma tremenda falta de educação e desrespeito ao meio ambiente, jogar lixo na via ou atirar objetos enquanto está dirigindo é considerada uma infração média prevista no artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de multa de R$ 130,16.
Apesar de saber dessa informação, muitos condutores não respeitam a regra. ?é impensável nos dias de hoje uma conduta tão imprópria para o meio ambiente. Jogar lixo na rua é uma falta de respeito com o planeta e os demais usuários da via?, lembra Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) atirar lixo do carro prejudica a natureza e contribui para entupir esgotos e canais de escoamento de chuva. Os objetos mais comuns nas vias, como cascas de frutas e papel, levam de dois a 12 meses para se decompor; os chicletes, duram cinco anos; as latas de alumínio, de 200 a 400 anos; e as garrafas de vidros podem durar até um milhão de anos.
De acordo com a especialista, além do meio ambiente, é preciso pensar também na segurança do trânsito. ?Um objeto atirado de um veículo pode causar um grave acidente, ainda mais envolvendo pedestres e motociclistas, que são usuários mais frágeis e estão mais expostos a riscos?, explica.
A prática de boas atitudes entre os usuários do trânsito tem o poder de promover o respeito mútuo e a cidadania. ?é essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia, reconhecendo e alterando os maus hábitos e posturas negativas, como a de atirar objetos pela janela do carro. Um bom cidadão, geralmente, é também um bom motorista ?, conclui Pietsak. ( Portal do Trânsito - Por Mariana Czerwonka)