Parte da direção segura é informar aos outros motoristas o movimento que você está prestes a fazer, e as setas são fundamentais para isso. Usar as setas não é difícil e é obrigatório ao virar para outra rua ou mudar de faixa; essa sinalização é a forma dos motoristas se comunicarem, mantendo todos em segurança e evitando acidentes.
1 - Localize a alavanca de seta no lado esquerdo da coluna de direção. Geralmente, a seta é dada ao pressionar uma alavanca cinza ou vermelha para cima ou para baixo, fazendo com que os faróis de seta do lado esquerdo ou direito do carro pisquem.
O sinal da seta não emitirá sons e nem piscará nos faróis ao menos que o carro esteja ligado.
2 - Use a seta para indicar que você está prestes a ir para a esquerda. Para fazer isso, espere até que você esteja a aproximadamente 27 m do local em que deseja virar. Fique na faixa da esquerda e cuidadosamente pressione a alavanca de seta para baixo com a mão esquerda; assim que o comando for feito, uma seta para a esquerda aparecerá no painel do carro, além de um som sincronizado com a luz que pisca nos faróis. Isso indica que a seta está funcionando normalmente; coloque a mão novamente no volante e continue dirigindo.
Mantenha a mão direita no volante ao pressionar a alavanca da seta para baixo.
Dê a seta antes de frear, de modo que os outros motoristas saibam que você diminuirá a velocidade.
3 - Use a seta para indicar que você está prestes a ir para a direita. Ao chegar a cerca de 27 m de distância do local em que virará à direita, fique na faixa da direita e empurre a alavanca de seta para cima com a mão esquerda. é praticamente o mesmo método do que quando precisar virar à esquerda.
Assim que pressionar a alavanca para cima, uma seta para a direita começará a piscar no painel do carro, junto ao som que indica que a seta está ativada, tocando de forma sincronizada com a seta no painel.
4 - Verifique se a seta desliga sozinha após virar para a esquerda ou direita. Normalmente, o sinal será automaticamente desligado após o carro ?detectar? que o volante foi virado para o lado correspondente. No entanto, quando o ângulo da conversão for menor que 90º ou até quando for necessário mudar de faixa, a seta para o lado poderá continuar ligada. Isso pode confundir outros motoristas, portanto, sempre verifique se ela desligou automaticamente após o fim do movimento.
é fácil saber se a seta ainda está ligada após fazer a curva. Basta olhar o painel atrás do volante, verificando se a seta para esquerda ou direita ainda está emitindo sons e piscando. Ao verificar que a seta ainda está ligada, basta pressioná-la para baixo ou para cima com a mão esquerda, levando-a à posição ?neutra?.
5 - Sinalize que você mudará de direção mesmo quando estiver em uma faixa para conversão. Algumas faixas de trânsito são reservadas para virar apenas à esquerda ou direita e, apesar de parecer desnecessário indicar que irá virar, já que não há outra opção, ligue a seta de qualquer forma. Motoristas que não têm familiaridade com o local ou que não conseguem ver a seta, porque vários carros estão à sua frente, vão ser ajudados por essa ação, já que ela indica a sua direção e mostra que essa faixa é apenas para virar para a direita ou esquerda. Além disso, é obrigatório, pelo código de trânsito, usar a seta em todas as situações em que for mudar de direção.
6 - Não ligue a seta cedo demais. Use a seta para indicar que virará à esquerda ou direita quando não houver nenhuma ruela ou local entre você e o rumo para qual deseja tomar. Dar seta cedo demais pode fazer com outros motoristas pensem que seu carro entrará em um estacionamento ou rua, o que não acontecerá, aumentando a possibilidade de um acidente ou de que atrapalhe a si próprio.