MOTORISTA SEGURAR OU MANUSEAR CELULAR é INFRAçãO GRAVíSSIMA
A partir de novembro, as multas de trânsito serão reajustadas em até 66% em todo o país e o motorista que for flagrado falando ou mexendo no celular será punido com uma infração gravíssima - e não mais média, como ocorre hoje. Com isso, o valor da multa passará de 85,13 reais (valor atual) para 293,47 reais (valor já reajustado).
O Coronel Marco Miguel, Diretor Presidente da EMDURB, preocupado com o crescente aumento de acidentes originados de motoristas utilizando celular e também com a nova legislação que entra em vigor a partir de novembro, tem procurado conscientizar a população: ?Quem dirige falando ao celular potencializa o risco de acidentes?.
Marco Miguel tem orientado as equipes de Educação de Trânsito e Agentes do GAOC para que realizem campanhas de conscientização e tenham conhecimento pleno da legislação.
Enfatiza sempre a recomendação de que, ao receber uma ligação ou mensagem enquanto dirige, é aconselhável que o passageiro e não o motorista atenda a ligação ou então que pare o veículo em local seguro.
O RISCO
A mania de checar o celular a toda hora aumenta em 400% o risco de acidente, de acordo com pesquisas e estima-se que mais de 20% dos acidentes de trânsito envolvam o uso do celular. Todavia, não é possível precisar esse dado porque os motoristas não costumam revelar a causa do acidente.
Mandar mensagem quando está dirigindo é ainda mais perigoso, tendo o mesmo efeito no motorista que o álcool ou drogas. Isso porque desvia o foco de atenção do motorista e ocupa parte de sua capacidade neurossensorial. A chance de colisão aumenta em até 23 vezes durante a digitação da mensagem, que diminui em 35% as condições de reação do motorista comprovam as pesquisas. Além de retirar a mão do volante, o motorista desvia toda a sua atenção para o aparelho.
CAMPANHA
Para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motoristas e pedestres enquanto usavam celulares, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), lançou a campanha #DesConecta Trânsito ON, Celular OFF.
Peças como adesivos, outdoors e banners circulam pelo País alertando os usuários que a combinação celular e trânsito podem aumentar em até 400% as chances de acidentes. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos.
O motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem no aparelho. Se estiver a 80 km/h, terá percorrido um campo de futebol sem ver o que está acontecendo do lado de fora.